O que é o Marmorite

27-09-2021

 Elaborado através da mistura de mármore, granito, vidro, quartzo com um ligante comentício, polimérico ou um misto dos dois materiais, o material possui um valor mais acessível do que o mármore, facilitando sua popularidade. Confira a seguir uma seleção de lindos ambientes utilizando o marmorite e inspire-se

Se não sabe que material é este, para que serve ou como é aplicado, vai gostar de ler este artigo. E se já conhece vai poder saber mais sobre ele e descobrir novas inspirações para a sua aplicação. Venha connosco à descoberta de mais uma opção interessante para a sua casa!

A marmorite é um material composto por cimento branco ou comum (ou outro ligante polimérico), areia e água com partículas de vários tamanhos de mármore, granito, quartzo e outros minerais. Depois de colocado, o material é polido para obter uma superfície suave e uniforme. Este material é muito resistente e tem um aspeto sarapintado peculiar, que esteve muito em voga na década de 1940 em pisos exigentes, como cozinhas e outras áreas de serviços em habitações, áreas comuns de prédios e outros espaços de grande circulação, pela sua durabilidade e resistência.

 Polimento mecânico de superfície de betão.

Polidora para pavimentos de marmorite, composta por pratos giratórios aos que se acoplam uma série de mós abrasivas diamantadas, com soluções refrigeradas com água, ou a seco.

Características técnicas

Polimento da superfície do betão através de máquina polidora executado em três fases com os variados tipos de pratos diamantados;

  • Desbastamento ou rebaixamento
  • Planificação ou polimento
  • Acabamento e vitrificação

Tem uma excelente resistência às mais diversas solicitações de utilização, como a abrasão e a flexo-tração. 

É muito durável e resistente, mantendo o seu aspeto por décadas (daí ainda ser possível ver os pavimentos de marmorite originais em casas antigas).

Além dos títulos, as secções de imagens fazem um ótimo trabalho ao dividir o conteúdo nos lugares certos. As secções principais do seu blog podem ser separadas pelas imagens que correspondem ao tema que está a abordar.

Tem uma vasta gama de cores e muito mais. .

Se já conhece vai poder saber mais sobre ele e descobrir novas inspirações para a sua aplicação. Venha connosco à descoberta de mais uma opção interessante para a sua casa!

Também conhecido como granilite, o material ficou famoso pela garantia de durabilidade e resistência e, por isso mesmo, foi muito utilizado em áreas de grande circulação no passado. As arquitetas Nathiara Pozzebon e Juliane Richetti, da Arqhezze Arquitetura, explicam que quem resgatou esse ícone da decore, foi o designer Max Lamb ao desenvolver para uma empresa especializada na produção de pedras originais o que ele chama de mármore marmoreal.

"O marmorite voltou com um ar mais moderninho e, além de piso, também podemos utilizá-lo nas paredes, móveis e objetos de decoração. Ele é composto por fragmentos de diferentes minerais como mármore, granito, quartzo e apesar de terem a mesma aparência o custo é menor", explicam elas ao resumirem as vantagens do material.


Ele ainda é menos suscetível a manchas e desgastes, que é uma característica muito conhecida do mármore tradicional. No entanto, Nathiara e Juliane acreditam que a "novidade" não pode ser encarada como uma substituição "tudo depende do gosto pessoal e do projeto em si", afirmam.

Se a sua dúvida é sobre como utilizar o marmorite, saiba que possibilidades não faltam, a variedade é imensa, mas o ambiente deve ser levado em consideração como um todo.

A arquiteta Natália Sala dá algumas ideias para quem quer aderir a essa tendência: "As pessoas que se identificam com esse estilo de material podem incluí-lo como revestimentos de bancadas de cozinhas, balcões, banheiros, ou até mesmo em bancadas de escritório/ home  office. Usá-lo em nichos de banheiros ou como revestimentos de paredes específicas também podem ser boas opções", lista ela.

Tampos de mesas, prateleiras e itens de decoração como vasos e porta objetos também podem ser feitos de marmorite e incluídos no ambiente de forma que tenha estilo e harmonia ao mesmo tempo.


A grande ressalva desse material é em relação às cores e texturas. E Natália Sala explica que, pela grande variedade que possui até mesmo em uma única pedra, é preciso ter cuidado: "Tenha atenção ao optar pelos que possuem manchas coloridas, maiores e marcantes, pois pode facilmente desequilibrar o acorde cromático e desvalorizar o ambiente. Além disso, também é importante se atentar ao tipo de acabamento pois se for utilizado como piso de áreas molhadas, recomenda-se utilizar o acabamento fulge, uma vez que o polido é muito escorregadio", conclui.

Já deu pra notar que além do custo menor há muitos benefícios na escolha do marmorite, certo? Então, se você está em época de reforma e quer ter uma pedra atual, bonita e barata em casa, se jogue nessa tendência!