Marmorite
Marmorite - Polimentos - Recuperação de pavimentos e Vitrificação
Atualmente este material voltou em força às tendências de design de interiores e exteriores, mas apresenta padrões e cores diferentes e é usado em aplicações mais diversificadas, como este material tem várias vantagens, para além do aspeto interessante e distintivo:
Marmorite - contributo para a correta conservação deste durável revestimento de paredes
A necessidade e o interesse em conservar o património edificado com valor cultural, social e histórico têm vindo a aumentar nos últimos anos. Para tal é necessário conhecer as técnicas construtivas antigas, atualmente muito esquecidas. A marmorite constitui um revestimento de paredes muito durável, sem necessidade de pintura nem grande manutenção, muito utilizado em Portugal no período do Estado Novo. Trata-se de uma argamassa de acabamento composta por cal ou cimento, pó de pedra, agregados de pedra e/ou vidro e, por vezes, pigmentos. Algumas horas após aplicação a superfície é lavada deixando o agregado à vista. O presente trabalho, inserido num estudo mais amplo atualmente em desenvolvimento, teve como objetivo a recolha de informações que possam contribuir para a correta conservação do revestimento. Através da análise dos materiais e da tecnologia construtiva em estudos anteriores, recolha de testemunho oral e de casos de estudo, concluiu-se que existe muita variabilidade neste tipo de revestimento, assim como diversos estilos em cada região.
A existência de materiais resistentes, fáceis de aplicar e de enquadramento fácil nos mais modernos conceitos de arquitetura, são essenciais na construção civil. Sinta-se livre de incutir nas suas obras uma identidade própria jogando com cores texturas e formas.
Solução para: Pavimentos exteriores como passeios, envolventes de zonas ajardinadas ou de piscinas, parques de lazer.
Solução de pavimento decorativo interior em zonas comuns ou independentes em edifícios habitacionais, de serviços e comerciais.